Edson Luís de Almeida Teles

Contato | Currículo Lattes

É professor de filosofia política no curso de graduação em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordena o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp). É líder do grupo de pesquisa FiloPol - núcleo de filosofia e política (Unifesp/CNPq). É militante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura e ativista das resistências aos modos autoritários de gestão da vida. Tem como caixa de ferramentas conceituais os pensamentos de Hannah Arendt, Michel Foucault, Beatriz Nascimento, Achille Mbembe, Abdias Nascimento, Félix Guattari e Giorgio Agamben, bem como os saberes emergentes de lutas por uma vida digna. Seus principais temas de pesquisa são: violência de estado, lutas e movimentos sociais, ditadura, estado de exceção, democracia, militarização, memória, narrativa, regimes de subjetivação, governo por algoritmos.