Professor Adjunto e membro do Núcelo de Estudos Clássicos (NEC) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor, Mestre e Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágios de pesquisa na Universidade de Oxford, Reino Unido. Dedica-se ao estudo da filosofia grega clássica, mais notadamente Platão e Aristóteles, atuando principalmente sobre os temas: metafísica, filosofia da ciência, epistemologia, explicação, definição e essencialismo. Lidera o Grupo de Pesquisa "Linguagem e Argumentação em Aristóteles" (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/
Linhas de pesquisa
Projeto: Problemas de Argumentação em Aristóteles: contextos científicos, dialéticos e retóricos
Resumo: O projeto é realizado pelo Grupo de Pesquisa Linguagem e Argumentação na Filosofia de Aristóteles, associado ao Núcleo de Estudos Clássicos da Universidade Federal de São Paulo. O trabalho se divide em três segmentos de pesquisa. O primeiro deles, liderado pelo Prof. Breno A. Zuppolini, tem como objeto os Segundos Analíticos, bem como os tratados científicos de Aristóteles, e investiga a noção de explicação apropriada e sua relação com o problema da unidade da definição em contextos epistemológicos. O segundo segmento, sob responsabilidade do Prof. Paulo F. T. Ferreira, tem por objetivo determinar em que medida estratégias argumentativas de corte dialético, em particular as estratégias de identificação e solução de falácias expostas nas Refutações Sofísticas, podem servir a propósitos distintivamente filosóficos nos tratados do corpus. Dirigido pelo Prof. Fernando M. Gazoni, o terceiro segmento estuda em que medida o silogismo retórico, em razão da necessidade de persuadir uma audiência específica, se distingue dos silogismos demonstrativos e dialéticos. Em razão de sua imbricação mútua, estas três frentes de trabalho serão exploradas em conjunto por todos os participantes. As atividades do grupo incluem, em particular, (i) a realização de seminários periódicos de leitura e intepretação de texto, (ii) encontros para a discussão de versões preliminares de itens da produção acadêmica dos participantes e (iii) organização e realização de eventos científicos, com participação de pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Breno Andrade Zuppolini - Coordenador / Lucas Angioni - Integrante / Paulo Fernando Tadeu Ferreira - Integrante / Marco Antonio de Avila Zingano - Integrante / Fernando Martins Mendonça - Integrante / Raphael Zillig - Integrante / Fernando Maciel Gazoni - Integrante / Rodrigo Guerizoli Teixeira - Integrante / INARA ZANUZZI - Integrante / Priscilla Tesch Spinelli - Integrante / Luisa Severo Buarque de Holanda - Integrante / Wellington Damasceno de Almeida - Integrante
Projeto: Conhecimento Noético e Demonstrativo em Aristóteles: Filosofia da Ciência e Prática Científica.
Resumo: O projeto se dedica ao estudo da relação entre νοῦς (o conhecimento dos princípios da ciência) e ἐπιστήμη ἀποδεικτική (conhecimento das verdades demonstráveis) tanto na filosofia da ciência de Aristóteles, como em sua prática científica. Quanto a este tema, é possível dividir a literatura secundária em dois grupos. Intérpretes ditos “racionalistas” argumentam que os princípios são verdades auto-evidentes que podem ser conhecidas de maneira não-inferencial e independentemente de suas conexões explanatórias com outras proposições no domínio. Um segundo grupo de autores defende que os princípios só podem ser conhecidos enquanto princípios se forem apreendidas as suas relações explicativas com as verdades demonstráveis. Se é assim, conhecer cientificamente uma proposição significa determinar sua posição em uma rede de verdades interconectadas, seja como um princípio indemonstrável, seja como uma proposição suscetível de explicação científica. Pretendemos discutir essas hipóteses interpretativas, formular a nossa própria conjectura, e confrontá-las com as evidências textuais oferecidas pelo corpus aristotelicum. Este objetivo é perseguido em duas frente de trabalho: (i) consideramoa a filosofia da ciência de Aristóteles em si mesma, tal como desenvolvida nos Primeiros e Segundos Analíticos, procurando determinar de que modo o filósofo concebe a relação entre conhecimento noético e demonstrativo; (ii) estudamos a prática científica de Aristóteles e seu grau de conformidade com suas doutrinas epistemológicas, nos concentrando na identificação de premissas indemonstráveis nos tratados científicos (com destaque para as obras Historia Animalium, de Partibus Animalium, de Generatione Animalium e De Caelo) e, assim, investigamos como se dá, sob a perspectiva destes textos, a relação entre o conhecimento dos princípios e o conhecimento de fatos demonstráveis.
Projeto: Explicação, Definição e Homonímia em Aristóteles
Resumo: Neste projeto de pesquisa, pretendemos estudar o requisito, formulado por Aristóteles nos Segundos Analíticos, de acordo com o qual cada explanandum científico (termo maior em uma demonstração silogística) admite apenas um explanans apropriado (termo médio correspondente). Ocorre, no entanto, que este requisito parece ser atendido apenas por demonstrações “universais primeiras”. Se é assim, vários explananda que gostaríamos de aceitar como autenticamente científicos estariam excluídos do escopo de uma ciência aristotélica. Aristóteles procura evitar uma restrição excessiva do domínio da ciência do seguinte modo: atributos que parecem admitir mais de uma explicação científica são casos de um tipo específico de homonímia. Porém, como os termos que Aristóteles entende serem casos deste tipo de homonímia não são expressões ambíguas no nível da linguagem ordinária, alguém poderia alegar que sua solução é arbitrária. No curso de nossa pesquisa, discutiremos se o apelo de Aristóteles ao conceito de homonímia é arbitrário ou filosoficamente defensável. Ademais, examinaremos se o filósofo, em sua prática científica, procura seguir ou prefere ignorar a restrição segundo a qual, para cada problema científico, deve haver apenas uma explicação adequada.
Publicações
ZUPPOLINI, B. 2021. "Immediacy in Aristotle’s Epistemology." Phronesis 66 (2):111-138
ZUPPOLINI, B. 2020. “Comprehension, Demonstration, and Accuracy in Aristotle.” Journal of the History of Philosophy 58: 29-48
ZUPPOLINI, B. 2019. “Avoiding Infinite Regress: Posterior Analytics I 22.” Manuscrito 42: 122-156.
ZUPPOLINI, B.A. 2018. "Aristotle on Per se Accidents." Ancient Philosophy 38: 113-135.
ZUPPOLINI, B.A. 2018. “Explanation and Essence in Posterior Analytics II 16-17.” Archai: the origins of western thought. 24: 229-264.
ZUPPOLINI, B.A. 2016. “Aristotle’s Foundationalism”. Dissertatio 44: 187-211.