Congresso Acadêmico, da UNIFESP

Prezado Participante do Congresso Acadêmico da Unifesp,

É com alegria que trazemos novas notícias sobre o Congresso Acadêmico da Unifesp 2020.

Este ano, o Congresso Acadêmico, principal evento anual da Unifesp, que integra praticamente todas as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, será virtual para não colocar a nossa comunidade, a quem devemos proteger, em risco. É um momento de encontro relevante e necessário que permitirá a integração de todas as áreas do conhecimento em apresentações temáticas e discussões relevantes sobre a conjuntura atual, sobre o papel da Ciência e sobre o papel da Universidade no Combate ao Covid-19.

Por sermos uma universidade multicampi, esta integração tinha suas limitações na versão totalmente presencial e este ano a proposta é que aproveitemos o desafio imposto pela pandemia e para integrar os saberes da universidade. Este desafio foi fortemente abraçado pela comissão organizadora central e as comissões locais de cada Campus, que trabalham para trazer um Congresso Acadêmico muito enriquecedor. A distância não será mais um limitante, pois estaremos todos juntos, conectados virtualmente.

Este ano o congresso tem como tema "Ciência e Universidade: Transformações para a Sociedade" e enfatiza o papel da Universidade e sua relevância para a ciência, a inovação e avanços sociais. Tivemos um recorde de inscrições de trabalhos: foram 1750!

Assim, convidamos os  membros que enviaram resumos dos seus trabalhos a fazerem suas apresentações em formato de vídeo poster, que são vídeos de 4 a 6 minutos, aprovados pelos orientadores ou coordenadores dos projetos, que serão disponibilizadas na plataforma do Congresso conforme orientações detalhadas nesse link http://congressoacademico.sites.unifesp.br/orientacoes/video-poster. Os vídeos devem ser enviados até 24 de junho de 2020 pela intranet.

Os vídeo-posters estarão disponíveis antes do início do congresso para serem acessados pela comunidade acadêmica na plataforma do Congresso para estimular a troca e de conhecimento e experiências e permitirão cumprir o requisito de apresentação do trabalho.

Na semana do Congresso, de 13 a 17/7, faremos as discussões temáticas em sessões com duração de 1h30,  que permitirão a integração de trabalhos e membros de todos os campi. Não teremos a tradicional dinâmica de apresentação por resumo/ trabalho, arguição e avaliação, mas sim um debate amplo entre os autores/pesquisadores envolvidos com a mesma temática.

A programação, dividida em 5 dias, terá sessões abordando a conjuntura e temas da atualidade com diversos palestrantes e sessões temáticas sobre os trabalhos dos nossos programas de PIBIC, PIBEX, Monitoria, PET, PIBITI, PAD, PIBID, Observatórios e Pós Graduação. Estamos trabalhando para trazer uma programação muito especial para nossa comunidade acadêmica e inscritos da comunidade em geral. Em breve divulgaremos esta programação!!!.

Link sobre como preparar seu vídeo-poster:

Qualquer um dos autores pode submeter o vídeo através do sistema disponível na intranet.

Em caso de dúvidas entre em contato conosco através do email congressoacademico@unifesp.br

Bom trabalho à todos.

Contagem regressiva para o Congresso Acadêmico 2020 da Unifesp !