Cookies

Chamada para dossiê: Moda & Pensamento: Interfaces

 
Moda & Pensamento: Interfaces
volume 9 | número 18 | 2. semestre 2022
Organizadores: Lilian Santiago, Tarcisio D'Almeida, Brenner Ranieric
Pensar a moda em suas múltiplas possibilidades e interfaces de realização/existência como linguagens e práticas expressivas do ser humano em suas vertentes artístico-criativas e, sobretudo intelectual, constitui-se como modalidades de efetivações que mesclam as sensibilidades estéticas, culturais, políticas e comportamentais com a atividade do pensamento.
O modelo de pensamento que contempla o olhar pelas interfaces passa a ser, portanto, uma opção desejada para o que pretendemos, isto é, mobilização de ideias, reflexões, pensamentos acerca de um corpus que tem em sua matriz histórica o traço interdisciplinar e até multidisciplinar. Desse modo, constelada com as diversidades de áreas e campos do saber, procuramos ampliar as intervenções que a moda efetiva e, a partir delas, interessa-nos compreendê-la em todo o escopo que a justifica e lhe confere a dignidade e/ou estatuto de investigação estética, transbordando as esferas das experimentações humanas.
Para ilustrarmos tal constelação de saberes, podemos destacar a existência de uma expressiva herança teórico-intelectual advinda, sobretudo, de pensadores e escritores ocidentais, que com suas obras desde a segunda metade do século XVIII, contribuíram para o processo de formação embrionária de uma epistemologia da moda. Podemos estender essa herança teórico-intelectual até nossa contemporaneidade traduzida em práticas dialógicas com a constituição de uma herança crítica a partir das sensibilidades práticas e artísticas de criadores.
Esse dossiê Moda & Pensamento: Interfaces terá como seções temáticas: Moda & Filosofia, Moda & Literatura, Moda & Artes, Moda & Cinema, Moda & Jornalismo, Moda & História, Moda & Imagem, Moda & Música.
A revista Limiar vem, assim, convidar aqueles que queiram escrever sobre os temas acima abordado, para participar do Dossiê Moda & Pensamento: Interfaces.
Os artigos devem ser enviados até 30/ 06/ 2022 para:
Lilian Santiago: lsantiago@unifesp.br
Tarcisio D’Almeida: tarcisiodalmeida@eba.ufmg.br
Brenner Ranieric: brenner.ranieric@unifesp.br
Ou por submissão direta na plataforma da revista (onde se encontram também as normas da revista e regras de formatação):
Observamos que além dos textos para o Dossiê, a Revista Limiar recebe em fluxo contínuo textos ligados à pesquisa em filosofia e áreas afins e que se enquadrem em sua linha editorial. Nesse caso, os textos devem também ser enviados para o e-mail acima mencionado.

© 2013 - 2020 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Estrada do Caminho Velho, 333, Jd. Nova Cidade, Guarulhos/SP - CEP 07252-312 - Telefone: 55 11 5576-4848 (ramal 6105)
Facebook: https://www.facebook.com/filosofiaunifesp/

Please publish modules in offcanvas position.