Aemulatio: filosofia, retórica e arte no renascimento
O grupo se ocupa do estudo e tradução dos vários gêneros de discurso produzidos entre os séculos XV e XVII. Possui duas linhas de pesquisas centradas na imitação dos modelos literários e filosóficos antigos pelos autores do períodos, com ênfase nos temas da filosofia moral e da metafísica neoplatônica do amor, assim como na recepção das temáticas humanistas nos séculos XIX e XX.
Agenda:
Reuniões às quartas-feiras, 18h00.
Professora responsável: Cristiane Nascimento
E-mail: cristiane.nascimento@unifesp.br
A linguagem da fé
O grupo se dedica à análise da linguagem da experiência religiosa, não da perspectiva de práticas institucionais, mas da experiência subjetiva da fé.
As atividades do grupo consistem em leituras dirigidas; para participar, escrever ao coordenador.
Professor responsável: Juvenal Savian
Contato: juvenal.savian@unifesp.br
CENBRA - Centro de Estudos Nietzsche: Recepção no Brasil
Fundado em 2014, o CENBRA – Centro de Estudos Nietzsche: Recepção no Brasil visa a abordar, de modo restrito, a recepção da filosofia de Nietzsche no Brasil e seu impacto na cultura brasileira, e, de modo amplo, a analisar diversos aspectos da filosofia nietzschiana numa perspectiva genético-estrutural.
Site: http://www.cenbra.sites.unifesp.br
Reuniões semanais, quartas-feiras, às 14h00.
Agenda:
Terças-feiras, às 14h00 (eventuais alterações serão anunciadas no site do Centro)
Professor responsável: Ivo da Silva Júnior
Contato: ivosjr@gmail.com
Ceticismo
A disciplina tem dois eixos principais: de um lado, trata-se de examinar e discutir as principais questões céticas na filosofia contemporânea; de outro, trata-se de entender a evolução do ceticismo ao longo da história, desde Pirro até nossos dias.
Observação: não aceita participantes que não sejam orientandos do docente responsável pelo grupo.
Agenda: Terça-feira, às 10:00
Professor responsável: Plínio Smith
Contato: plinio.smith@gmail.com
Dissoi Logoi
O Grupo de Pesquisas se dedica ao estudo da Filosofia da LInguagem contemporânea e a sua relação com a tradição filosófica precedente. Seu principal eixo de investigação é a crítica da tradição analítica na filosofia madura de L. Wittgenstein.
Responsável: Prof. Dr. Marcelo Carvalo
Contato: gpdissoilogoi@gmail.com
Agenda:
Reuniões às quintas-feiras, às 9h30.
Filosofia, Literatura e Sociedade
O grupo estuda as dimensões críticas da filosofia e da literatura, em Hegel, Adorno e Merleau-Ponty. Trata-se de examinar, por um lado, os prolongamentos temáticos e os remanejamentos conceituais, os pressupostos teóricos e os problemas metodológicos que se mostram conexos à construção de uma tradição crítica iniciada no setecentos e consolidada no oitocentos. Trata-se de pensar, por outro lado, a prosa crítica do gênero "romance de formação", a partir da qual são apresentadas a marcha do niilismo e da distopia, as retóricas da finitude e as reversões que se inscrevem na forma de uma experiência social compreendida como desbloqueio do novo. Nos últimos anos, de 2016 a 2019, a pesquisa tem se voltado para o modo pelo qual tradição e prosa críticas comparecem nos pensamentos de Bento Prado Júnior e Paulo Eduardo Arantes.
Agenda:
Reuniões terças-feiras, às 14h00.
Professor responsável: Sílvio Rosa
Contato: escolafilosofia@gmail.com
GEF17 Grupo de Estudos de História da Filosofia do Século XVII
Descrição: O Grupo de Estudos da Filosofia do Século XVII (GEF17), criado em 2008, é um grupo de estudos e de pesquisa voltado para o aprofundamento de estudos dos alunos do curso de Filosofia da Unifesp no Século XVII, o século do “Grande Racionalismo”, na verdade um período de cerca de 120 anos que vai de Bacon a Leibniz. Século fundador da modernidade, seu estudo a sério e continuado é imprescindível para que se conheçam os fundamentos não só do pensamento moderno, como do que virão a ser o pensamento contemporâneo e o pós-moderno – e para que se reconheça a atualidade das filosofias produzidas no Seiscentos, sobre temas como a oposição entre racionalismo empirista (o chamado “empirismo”) e racionalismo intelectualista (o chamado “racionalismo”), o lugar da verdade na Filosofia, a relação entre Filosofia e ciência, a importância do método na investigação filosófica, a relação entre Filosofia e Teologia numa perspectiva laica, a distinção entre metafísica e ontologia, a relação entre corpo e alma, a oposição entre imanência e transcendência, a investigação racionalista do pensamento político e jurídico, o jusnaturalismo numa perspectiva racionalista, a reflexão ético-política sobre a tolerância e a invenção (por Espinosa) do conceito filosófico de democracia.
Professor coordenador: Fernando Dias Andrade (email: f.d.andrade@unifesp.br).
Dia e horário: Reuniões quinzenais às segundas-feiras das 18h às 19h. No 2º semestre de 2023 os encontros dar-se-ão nos dias: 14.08, 28.08, 11.09, 25.09, 09.10, 23.10, 06.11, 20.11.
Contato: Mediante email ao Professor coordenador: Fernando Dias Andrade (email: f.d.andrade@unifesp.br).
Quem pode participar: Orientandos do Professor coordenador ou postulantes a tal que já conheçam a bibliografia básica indicada: Frederick Copleston, Uma História da Filosofia, v. II: Do Renascimento a Hume, ISBN 9786587138855.
GEFiD - Grupo de Estudos de História da Filosofia do Direito
Descrição: O Grupo de Estudos de História da Filosofia do Direito (GEFiD), criado em 2008, é voltado para a discussão de autores clássicos e contemporâneos da História da Filosofia do Direito, com ênfase temática na Filosofia dos direitos humanos, nas teorias da democracia e nas teorias da justiça. Trata-se de uma orientação dirigida à introdução à História da Filosofia a fim de definir o que esta pode ser e quais são os temas que necessariamente a constituem como um campo filosófico e não técnico.
Professor coordenador: Fernando Dias Andrade (email: f.d.andrade@unifesp.br).
Dia e horário: Reuniões quinzenais às segundas-feiras das 18h às 19h. No 2º semestre de 2023 os encontros dar-se-ão nos dias: 21.08, 04.09, 18.09, 02.10, 16.10, 30.10, 13.11, 27.11.
Contato: Mediante email ao Professor coordenador: Fernando Dias Andrade (email: f.d.andrade@unifesp.br).
Quem pode participar: Orientandos do Professor coordenador ou postulantes a tal que já conheçam a bibliografia básica indicada: D. Patterson (ed.), A Companion to Philosophy of Law and Legal Theory, 2nd ed., ISBN 9781405170062.
Grupo de estudos sobre história e filosofia da ciência e da tecnologia
O grupo dedica-se a trabalhar com os estudos históricos e filosóficos da ciência e da tecnologia, tratando tando do copernicanismo como das diversas abordagens contemporâneas filosóficas sobre a ciência e a tecnologia.
Professor responsável: Claudemir Roque Tossato
Agenda:
Reuniões quinzenais:
Próximos encontros: 09/03, 23/03, 06/04, 20/04, 04/05, 18/05, 01/06, 15/06, 29/06
Horário: das 17h30 às 19h30
Local: sala 211 da EFLCH-Unifesp
Contato: toclare@uol.com.br
Grupo de pesquisa sobre a filosofia da diferença
O grupo de pesquisa se propõe à leitura e discussão de obras seminais da filosofia francesa contemporânea, com ênfase para o momento de ruptura com a fenomenologia e com o estruturalismo (décadas de 60 e 70 do século XX), em que se configurou o que se pode chamar, grosso modo, de filosofia da diferença.
Esse grupo se insere numa linha de pesquisa do Grupo de Pesquisa sobre a filosofia francesa: diferença, vida e criação, certificado junto ao CNPq, tendo como líderes os professores Rita de Cássia Souza Paiva e Sandro Kobol Fornazari.
Agenda:
Os encontros são quinzenais, às sexta-feiras, das 14h30 às 17h00, em São Paulo. A participação é aberta a todos os interessados, com ou sem vínculos acadêmicos.
Os pesquisadores interessados devem enviar e-mail ao professor responsável, justificando, em poucas linhas, seu interesse.
Professor responsável: Prof. Dr. Sandro Kobol Fornazari.
Observação: A participação neste grupo de pesquisa não computa créditos para pós-graduandos.
Contato: sandrokobol@gmail.com
Grupo de Pesquisa Rousseau e a Filosofia Francesa do Iluminismo (CNPq)
O crescente interesse de nossos estudantes por aspectos da filosofia iluminista e, especialmente, pelo pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau e sua receptividade nos cursos da Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Filosofia da Unifesp levou à formação de um grupo de estudos sobre o pensamento do filósofo genebrino no ano de 2009 (GER – Grupo de Estudos Rousseau da Unifesp). Esse grupo de estudos tornou-se a base para a criação do Grupo de Pesquisa Rousseau e a Filosofia Francesa do Iluminismo do CNPq que está em atividade desde 2014 e é certificado pela instituição (Unifesp) junto ao CNPq. A cada semestre, uma nova programação de seminários e encontros semanais ou quinzenais se desenvolve com base na leitura de textos clássicos do filósofo genebrino ou de outros pensadores da filosofia francesa do Iluminismo. O objetivo é aprofundar tanto a discussão sobre os principais temas do Iluminismo francês quanto aspectos específicos do pensamento de Rousseau. Dentre eles, as implicações filosóficas, políticas, antropológicas, literárias e pedagógicas de sua obra, os princípios norteadores de seu pensamento, suas reflexões sobre a moral, a política e a sociedade; sua influência no âmbito das artes: na música, na literatura e no teatro; suas propostas sobre a formação e a educação; sua crítica ao progresso e à introdução das técnicas, o elogio às sociedades autárquicas; sua metafísica e suas análises sobre a religião; assim como temas presentes nos debates atuais, como as relações internacionais e o meio ambiente. Enfim, todos os aspectos, que o tornaram o avatar da Revolução Francesa e um dos mais importantes precursores da modernidade. O Grupo promove palestras sobre os temas estudados, bem como conferências e seminários com especialistas de várias instituições universitárias brasileiras e estrangeiras, visando contemplar a Interdisciplinaridade, a Interinstitucionalidade, a Internacionalização e contribuir de maneira decisiva para o desenvolvimento da pesquisa científica.
Link do Grupo de Pesquisa Rousseau e a Filosofia Francesa do Iluminismo no Diretório de Grupos do CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5682
Carga horária semestral: 160 h/a
Reuniões sextas-feiras, às 14h00.
COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Jacira de Freitas (Unifesp)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4496115893686703
GRUPO DE APOIO E ORGANIZAÇÃO:
GER –Grupo de Estudos Rousseau da Unifesp
INSCRIÇÕES
Os interessados devem entrar em contato diretamente com a coordenação no e-mail: palas.atena1@hotmail.com
Grupo de Teoria Crítica
O escopo temático do grupo é investigar, a partir dos autores da chamada Escola de Frankfurt (T.Adorno, W.Benjamin, J.Habermas, M.Horkheimer, H.Marcuse) e da Teoria Crítica (principalmente de seu desafio de uma teoria comprometida com a práxis), as relações entre razão, cultura e sociedade no contexto histórico moderno e contemporâneo. Mais especificamente, trata-se de investigar em que medida e com qual relevância filosófica as manifestações culturais e artísticas podem revelar sintomaticamente o contexto histórico-social no qual estão inseridas e, ao mesmo tempo, de apontarem para uma possível transformação deste contexto.
Nos encontros quinzenais são abordados tanto textos dos autores da Teoria Crítica, como projetos de pesquisa ou dissertações dos pós-graduandos e graduandos que participam do grupo.
Reuniões quinzenais
Agenda:
Terça-feira. 10h30
Professores responsáveis: Francisco P. Machado e Luciano Gatti
Contato: fapmachado@unifesp.br, lfgatti@gmail.com
Grupo Kant e a História da Filosofia
O Grupo Kant e a História da Filosofia reúne docentes e alunos de duas instituições do Estado de São Paulo: UFSCar e Unifesp. É coordenado pelos Profs. Drs. Paulo Licht dos Santos (UFSCar) e Luciano Codato (Unifesp).
Agenda: sexta-feira, às 14h30
Professor responsável: Luciano Codato
Contato: luciano.codato@unifesp.br
Observação: O grupo não aceita participantes que não sejam orientandos do docente responsável pelo grupo.
História da filosofia patrística e medieval
Estudo de obras do período patrístico e medieval, bem como de filosofias contemporâneas que mantêm relação de continuidade com formas patrísticas e medievais de pensamento.
Professor responsável: Juvenal Savian
Contato: juvenal.savian@unifesp.br
Laboratório de Filosofia Francesa Contemporânea
O Laboratório de Filosofia Francesa Contemporânea parte da investigação da formação e das linhas de força da filosofia francesa contemporânea, sobretudo da passagem e modulação que faz o pensamento francês na segunda metade do século XX. Interessa-nos, desse modo, a constituição e os antecedentes da fenomenologia francesa ou de expressão francesa, bem como seus desdobramentos específicos e, não se limitando a isso, mas a partir disso, também o que se dá como seu avesso, já no fim da segunda metade do século passado. Mapear as linhas de forças teóricas que constituem os momentos chaves da filosofia francesa do século XX é nosso horizonte de trabalho.
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00627019JCLT2E
http://labfilosofiafrancesa.blogspot.com/
Pesquisadores responsável : Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Torres Carrasco, Dr. Gustavo Fujiwara, Doutora Eloisa Benvenutti
Agenda:
Reuniões quinzenais - Terças-feiras, às 15h00.
Colegas docentes associados
Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Ferreira, Unifesp, Profª. Drª Izilda Cristina Johason, Unifesp
La fabrica delli strumenti
O grupo visa estudar a obra de Galileu Galilei, um dos personagens mais significativos na passagem do século XVI ao século XVII. Tendo por base a volta dos textos antigos e as ideias acerca da vita activa e do novo valor das artes, Galileu soube concentrar em suas obras lições de filósofos, humanistas e artífices do período, aproximando conhecimentos teóricos e práticos. “La fabrica delli strumenti” significa não apenas a oficina que Galileu tinha em Pádua, que sugere interesses mútuos e inéditos entre homens teóricos e práticos, mas também os novos instrumentos para conhecer, experimentais e matemáticos, que ele desenvolveu. De sua “fabrica”, Galileu fez observações inéditas, que levando ao fim do cosmos dos antigos, e matematizou a física, levando ao fim da física aristotélica de causas formais e finais. Também, Galileu concebeu uma física útil oposta à física contemplativa dos antigos. Ao divulgar, ele usou de modo inédito imagens para demonstrar argumentos astronômicos, ao invés de apenas palavras e esquemas geométricos, e criou um gênero novo no campo da filosofia natural, chamado por Tommaso Campanella de “commedia filosofica” ao comentar o Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo. A obra de Galileu mostra como no fim do Renascimento diversas formas de conhecimentos práticos e teóricos podiam existir conjuntamente e, assim, formar o mundo moderno.
Reuniões quinzenais
Agenda:
Sábados de manhã e também reuniões individuais.
Professor responsável: Eduardo Kickhöfel
Contato: kickhofel@hotmail.com
Leitura dos diálogos de Platão
Introdução à leitura dos diálogos de Platão, com ênfase nos diálogos da fase intermediárioa, além do Timeu e do Parmênides.
Agenda:
Reuniões às segundas e quintas-feiras às 18h00.
Professor responsável: Maurício Marsola
E-mail:mmarsola3@gmail.com
Núcleo de Estudos Bergsonianos
Núcleo de Estudos Bergsonianos
Desenvolver pesquisas sobre a filosofia bergsoniana em suas múltiplas vertentes. Contemplando, pois, os diversos recortes temáticos operados por esta filosofia: a metafísica, a relação da filosofia com a ciência, com a arte e com a cultura, a questão da subjetividade, a vida, a criação, a relação entre corpo e espírito. Buscando, além disso, perscrutar os diálogos estabelecidos por Bergson com os diferentes momentos da história da filosofia, com seu tempo histórico próprio, bem como os diálogos e as inquietudes que seu pensamento suscitou na filosofia que o sucedeu, até o tempo presente.
Reuniões mensais, sexta-feira, às 13h00.
Professora responsável: Izilda Johanson
contato: i.johanson@unifesp.br
Núcleo de Estudos Feminismo e Filosofia
O núcleo é formado por pesquisadoras, estudantes e docentes que se dedicam aos estudos de filosofia de uma perspectiva feminista, visando a relação e os modos possíveis de estabelecer essa ligação, fundamental e primeira, entre pensamento e ação, ou seja, entre conceito e prática feminista: no âmbito teórico, universitário e acadêmico, e para além dele, uma vez que se entende que é apenas na sua vinculação com a vida prática, social, cultural, política, que essas propostas de estudo e de pesquisa podem fazer algum sentido e proporcionar, de fato, possibilidades ao mesmo tempo úteis e enriquecedoras tanto no que diz respeito à produção de conhecimento como à ligação deste com a vida social.
Reuniões mensais
Professora responsável: Izilda Johanson
Contato: i.johanson@unifesp.br
NUR - Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental
Idealizado pelos professores Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo e Jamil Ibrahim Iskandar, o Nur - Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental está sediado na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - a primeira universidade brasileira a contar, em seu Curso de Filosofia, com duas cadeiras independentes de Filosofia Medieval Árabe e Filosofia Medieval Judaica. É cadastrado também como grupo de pesquisas no diretório do CNPq.
O núcleo é dedicado à investigação do desenvolvimento do pensamento filosófico Islâmico, Judaico e Oriental em geral através do estudo das obras de seus maiores expoentes, bem como suas origens e influências sobre a história do pensamento filosófico em geral.
Para tanto, conta com quatro linhas de pesquisa: três delas contemplam a produção filosófica islâmica, a produção filosófica judaica e a filosofia asiática e oriental; uma quarta linha apresenta um espectro mais amplo, sendo dedicada à Filosofia da Religião. Fazem parte do âmbito de investigação do Núcleo também as fontes destes pensamentos, os diálogos possíveis com outras correntes filosóficas ou com outros ramos do conhecimento, assim como os desdobramentos posteriores destas importantes contribuições na história até os dias atuais.
O trabalho principal do grupo consiste nas pesquisas individuais e compartilhadas dos professores e pesquisadores integrantes e na orientação de monografias, trabalhos de iniciação científica, dissertações e teses. Os pesquisadores participantes mantêm também um grupo de estudos presencial na UNIFESP/Campus Guarulhos voltado a temas e obras compreendidos por estas linhas de pesquisa, assim como desenvolvem ações de extensão e dedicadas ao público em geral, no sentido da divulgação desta área de investigação."
Agenda:
Reuniões quinzenais
Reuniões do semestre: a definir
Contato: nurunifesp@gmail.com
Site: https://www.sites.google.com/site/nurunifesp/
Facebook: https://www.facebook.com/groups/nurunifesp/
O pensamento de Edith Stein
No primeiro semestre de 2020, o Grupo de Pesquisa estudará os textos de Edith Stein publicados em português pela Editora Paulus sob o título "Textos sobre Husserl e Tomás de Aquino"
Reuniões quinzenais
Algumas reuniões são realizadas via Skype. Tanto para participar das reuniões presenciais como das reuniões virtuais, escrever para o coordenador do grupo.
Professor responsável: Juvenal Savian
Contato: juvenal.savian@unifesp.br
Patrística e Escolástica
Este grupo se dedica à pesquisa do pensamento filosófico de inspiração cristã desde seus inícios no período patrístico até o período escolástico. Em cada semestre será especialmente estudado e debatido um tema. Eventualmente serão apresentados e discutidos os resultados de pesquisas individuais feitas nesta área.
Em 2020, o grupo se dedicará à leitura das 'Disputas Metafísicas' de Francisco Suárez, em especial à leitura das Disputas I, II, III, que tratam do objeto, do método e da finalidade da metafísica. Serão aproximadamente dois encontros por mês.
Agenda
Reuniões: das 10h00-12h00 Sala 105
Dias 07/03, 21/03, 04/04, 25/04, 09/05, 23/05, 06/06, 20/06.
Professor Responsável: Cesar Ribas Cezar
Contato: cesar.cezar@unifesp.br
Psicanálise, clínica e filosofia
Grupo de estudo dedicado a estudar a relação de teoria e clínica em psicanálise, sua evolução conceitual e suas repercussões e vínculos com problemas de filosofia.
Agenda:
Reuniões sextas-feiras às 11h30.
Professor responsável: Tales Ab'Sáber
e-mail: tsaber@unifesp.br
Res publica
O grupo Res Publica reúne pesquisadores de vários temas, autores e períodos, das áreas de humanidades, cujos interesses convergem justamente para o assunto da política (a coisa pública). Para contemplar esse assunto, os estudos centram-se em autores clássicos, transitando por todos os temas relativos à política, como a retórica, a história e a historiografia e a filosofia moral.
Responsável: Profª. Drª. Patrícia Fontoura Aranovich
Contato: patricia.aranovich@unifesp.br
Reuniões semanais
Agenda:
Sextas-feiras, das 15h às 17h.
Seminários de Pós-graduação: modernidade e histórica cultural
Apresentação de seminários mensais a partir das pesquisas em andamento sob orientação do coordenador, prof. Henry Burnett. A cada encontro, um ou dois pesquisadores apresentam uma síntese dos desenvolvimentos mais recentes de suas pesquisas individuais, debatidas em seguida por todo o grupo. Eventualmente, o grupo recebe a visita de pesquisadores nacionais e internacionais para comunicações e discussões especiais. Temas em destaque: Filosofia Contemporânea, Cultura Brasileira, Literatura e História Cultural.
Professor responsável: Henry Burnett
Reuniões às segundas e sextas-feiras, às 9h00.
Agenda:
Contato: henry.burnett@unifesp.br
Seminário de Pesquisa: "Teoria Crítica e Experiência"
O Seminário de Pesquisa “Teoria Crítica e Experiência” se dedicará a estudo dos autores da tradição da Teoria Crítica e aos debates contemporâneos sobre arte, cultura e sociedade, com ênfase no conceito de experiência. As atividades consistirão em leituras de textos dos autores da Teoria Crítica, em particular Lukács, Benjamin, Horkheimer, Adorno e Marcuse, e em discussões dos projetos de pesquisa dos participantes do Seminário. Indicações bibliográficas detalhadas serão fornecidas no primeiro encontro.
Agenda:
Reuniões: terças-feiras, às 10h00.
Professor responsável: Luciano Gatti
E-mail: lfgatti@gmail.com