Nota sobre o programa de bolsas de Iniciação Científica do CNPq

O Departamento de Filosofia, da Universidade Federal de São Paulo, aqui representado pela Chefia e coordenações de curso de graduação e pós-graduação, manifesta total discordância e enorme preocupação com a recente chamada do Pibic, que restringe as bolsas de Iniciação Científica, com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021 às chamadas “Áreas de Tecnologias Prioritárias” (Portaria nº 1.122 do MCTIC de 19/3/2020). Entende assim que o desenvolvimento científico e tecnológico do país somente se dará de forma plena se todas as áreas do saber receberem os fomentos adequados para as suas pesquisas, de modo que, a interrupção ou exclusão de determinadas áreas não apenas prejudicará a formação de pesquisadores no nível da pós-graduação, mas, sobretudo, colocará em risco o conjunto da ciência brasileira. Reclama, portanto, a revisão desta Portaria, reestabelecendo a regras até então em vigor.

Guarulhos, 03 de maio de 2020.

Chefia e vice-chefia do departamento
Coordenações do curso de graduação
Coordenção do Programa de Pós-Graduação em Filosofia